Shania Twain é uma artista maravilhosa! Cantora, produtora, atriz, escritora e compositora canadense de música country e pop. Particularmente, já havia escutado uma música dessa beldade, "Man, I Feel Like a Woman", porém foi depois de uma viagem que eu fiz com meu tio que comecei a aprofundar meus conhecimentos e simpatia por essa moça! Meu tio por sua vez, "Shanático" de carteirinha, fez seu papel de fã, ouvindo-a por toda a viagem, eu não sabia que ela era a mesma cantora da música citada à cima, mas me interessei pelo seu estilo musical e comecei a pesquisar sobre a mesma. Descobri então que as músicas dela são "feministas" e têm uma letra interessante, muito diferente de algumas músicas a que temos acesso hoje, baixei algumas, comprei cd's e dvd's, a partir daí nasce mais uma Shanática!
Sua carreira musical teve início na década de 90 com seu primeiro álbum intitulado Shania Twain (1993), subiu à fama com o álbum de 1995 "The Woman in Me" composto por 12 faixas e consegue sem esforços o reconhecimento mundial com o álbum lançado em 1997 Come on Over, que se tornou o álbum mais vendido por uma artista feminina em todos os tempos, e o álbum country mais vendido da história da música. O seu quarto álbum de estúdio intitulado Up! foi lançado em 2002 vendeu cerca de 22 milhões de cópias.
Detalhes de sua infância eu ocultarei, por achar um assunto muito pessoal, só irei comentar que sua infância não foi uma das mais fáceis, ela vivia com sua mãe (Sharon) e seu padrasto (Jerry Twain) de onde se origina seu sobrenome; Shania cresceu em um lar marcado pela música e pela dança, e passou por dificuldades como a fome e violência doméstica, praticada por Jerry. Aos oito anos começou a cantar músicas de artistas country em um clube local, o que fez com que sua paixão pela música aumentasse. Na adolescência participou de concursos de rádio e televisão, e enquanto ela seguia a sua carreira musical seu pai finalmente encontrou um trabalho do qual gostasse, abriu um pequeno negócio familiar de reflorestamento, um dia enquanto voltavam Jerry e Sharon de uma plantação, numa curva um trator vinha cheio de madeira pela contramão, colidindo com o carro onde os pais de Shania estavam e ocasionando a morte dos mesmos.
Com a morte dos pais, nossa Diva começa uma nova etapa de sua vida, interrompeu sua carreira musical e como sua irmã mais velha já possuía família, Shania assumiu a responsabilidade de criar os três irmãos mais novos. Recebeu conselhos de uma amiga, Mary Bailey que a incentivou a não desistir de sua carreira. Mudou-se então para Huntsville e começou a trabalhar em um resort. porém a mudança não foi das melhores para Shania e os irmãos, numa casa sem eletricidade e água encanada, eles foram sobrevivendo. Após quatro anos no Deerhurst resort, Shania estava pronta para avançar na carreira. Quando os irmãos se formaram Shania afirmou: “ Sinto-me uma mulher de 45 anos aos 21”. Finalmente Shania pôde avançar e começar a tratar da sua vida se mudando para Nashville. Marie Bailey tornou-se sua empresária e convenceu um advogado de renome de artistas a vir de Nashville para confirmar o futuro musical de Shania.
Em 1993 havia um grande interesse em música country e Shania foi um dos muitos artistas contratados na época, antes de assinar o nome no contrato de gravação, ela precisou alterá-lo. Então ela tornou-se Shania Twain, um nome indígena que significa "Estou no meu caminho". Shania lançou o primeiro álbum intitulado Shania Twain em 1993, o disco não continha músicas próprias, o álbum vendeu inexpressivas 100 mil cópias. O disco não tocou na rádio, não vendeu bem, para todos os efeitos aquele disco era o fim da carreira de Shania. Mas sua sorte mudou, rejeitada pelas rádios, ela levou a sua música para a televisão. Uma grande mudança abalou a música popular, o MTV entrou no ar e não bastava cantar bem era preciso ter um bom visual e Shania Twain tinha-o, ficava muito bem nas câmeras.
Shania no início da década de 90 decidiu "por o pé na estrada". Em 1993, percorreu rádios e gravadoras com uma fita "demo" do seu trabalho. Neste mesmo ano, um famoso produtor local, Robert John "Mutt" Lange viu um clip de Shania e declarou que ficou fascinado. Não só pelo trabalho, mas por Shania. Os dois casaram-se em dezembro do mesmo ano.
O segundo disco “The Woman in Me” obteve sucesso; foi o álbum country mais caro da história, os custos foram tão altos que a gravadora teve receio de financiá-los, a gravadora queixou-se que o dinheiro tinha estourado e Mutt deu um cheque à gravadora, ele queria que fosse o melhor disco já gravado. As músicas de Shania falam sobre a força feminina, deram uma nova cara às antigas músicas country. Lange e Twain trabalharam juntos nesse álbum, que produziu o primeiro grande sucesso de Shania "Any Man of Mine". O álbum liderou a lista de álbuns country mais vendidos por meses, alcançando posição de destaque dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. Até 2007, estimava-se que o álbum teria vendido 13 milhões de cópias somente nos Estados Unidos pelo o que foi concedido doze discos de platina pela RIAA. The Woman in Me ganhou o prêmio de melhor álbum country no Grammy em 1996.
Após a venda recorde do álbum The Woman in Me, Shania enfrentou a pressão de produzir outro mega-sucesso, a artista ultrapassou todas as expectativas, “The Woman in Me” vendeu 12 milhões de cópias, mas depois veio Come on Over com mais de 19 milhões de cópias vendidas. Come on Over, foi o disco mais vendido por uma mulher em qualquer gênero musical. Em 1998, o álbum vendeu na primeira edição 14 milhões de cópias, o que rendeu a cantora canadense, além de outras várias premiações do mercado, o registro no Guiness Book como um dos cinco álbuns mais vendidos no lançamento.
Come On Over foi o álbum que estabeleceu-a como uma cantora de enorme sucesso. Nunca atingiu a primeira posição, mas produziu os hits "You're Still the One", "Don't Be Stupid", "You've Got a Way", "Man! I Feel Like a Woman", "That Don't Impress Me Much" e "From This Moment On".
O álbum ficou nas paradas para os próximos dois anos, passando a vender mais de 41 milhões de cópias pelo mundo, tornando-se o álbum mais vendido de todos os tempos por um músico do sexo feminino. É também o sexto álbum mais vendido por qualquer de artista nos EUA. As canções do álbum ganharam quatro prêmios Grammy durante esta época, incluindo Melhor Canção Country e Melhor Performance Feminina Country (por "You're Still the One" e "Man! I Feel Like a Woman!") para Twain. Lange ganhou o Grammy por "You're Still the One" e "Come on Over".
A consolidação de Shania Twain no pop comercial foi evidente em sua aparição na primeira edição das Divas VH1, um concerto onde ela cantou ao lado de Mariah Carey,Celine Dion, Gloria Estefan e Aretha Franklin, e também pela sua exibição em Behind the Music no VH1 , que concentrou-se nos aspectos trágicos da sua vida precoce, bem como à atratividade física e resistência.
Em maio de 1998, Twain começa sua primeira turnê de concertos, no Come On Over Tour. Os concertos foram bem recebidos pelo público, obtendo bons resultados comerciais.
Shania sempre foi maternal, por isso quando Shania se tornou mãe, ninguém ficou surpreso, ela deu à luz um menino: Eja D’Ângelo em 12 de agosto de 2001.
Após ter feito uma pausa na carreira para cuidar do filho, Shania voltou ao mercado fonográfico com a série de álbuns intitulados "Up!".
Em novembro de 2002, depois de consolidar-se como um artista internacional lança, o álbum, que levou cinco anos para gravar e que ficaria cinco semanas no topo das paradas dos EUA, estreando em número um com 874 mil cópias vendidas apenas na primeira semana. Em todo o mundo, o sucesso foi notável embora mais modesto do que o seu anterior Come On Over. Em 2003, iniciou uma segunda turnê, mas desta vez em todo o mundo, realizando nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália. Em 2004, ela lançou o álbum Greatest Hits, com três novas faixas. A partir de 2008, vendeu mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos. Em 2005, ela lançou o single "Shoes" da trilha sonora de Desperate Housewives. Em 2009, Shania escreveu uma carta aos seus fãs, explicando o motivo do atraso de seu próximo álbum.
Shania participou no "American Idol" e também foi convidada a ser representante de 'Timmins' nas Olimpíadas de Inverno em 2010.
Em 8 de maio de 2011, Shania decidiu revelar um pouco mais da sua vida, num documentário para a OWN intitulado "Why Not? With Shania Twain", que abordou alguns aspectos da vida pessoal da cantora, irá acompanhá-la de volta ao topo e ajudará Shania a voltar aos palcos, depois de ter perdido a voz devido a um problema de saúde chamado disfonia que a cantora está a tentar ultrapassar.
A 3 de maio de 2011, Shania lançou a sua autobiografia, intitulada: "From This Moment On". A Autobiografia aborda todos os assuntos da vida de Shania, com umas verdades chocantes, segundo a autora, o livro não é recomendado a menores de 16 anos devido ao conteúdo. O livro entrou para a lista de best-sellers do New York Times.
Em 8 de junho de 2011, em uma conferência no Country Music Hall of Fame, em Nashville, Shania anunciou que estará realizando no Caesars Palace em Las Vegas, por durante 2 anos uma agenda de shows entitulada "Still the One", que começará no dia 1º de dezembro de 2012.
Shania lançou a 12 de junho a sua nova música "Today is Your Day", a música é produzida por Shania e Nathan Chapman e é o primeiro single do seu próximo quinto álbum de estúdio. Mais recentemente, Shania gravou alguns duetos. Um dueto de "Endless Love" com Lionel Richie para o álbum de inverno do mesmo chamado "Tuskegee" e um dueto da canção "White Christmas" com Michael Bublé para o novo àlbum de natal de Michael.
Em 26 de setembro de 2012, em uma entrevista exclusiva para a Up! Magazine, Shania disse que atualmente está se dedicando exclusivamente para a sua agenda de shows em Las Vegas e que não está fazendo um novo album. Segundo Shania, o desejo dela é que o próximo album seja somente com suas músicas de natal favoritas. Shania foi apanhada de surpresa por uma traição que causou a ruptura do seu casamento de 14 anos..
Em Why Not?, Shania sai numa viagem de cura, de partilha e redescobrindo a sua voz. Ela volta à sua casa de infância em Timmins, Ontário do norte com sua irmã, Carrie Ann, para revisitar as memórias da sua adolescência e relembrar a morte chocante dos seus pais. Depois ela continua a sua jornada com seus membros da banda e confidentes mais próximos onde irá sair da sua zona de conforto atravessando o país numa aventura.
Ao longo do caminho, Shania irá reúnir-se com médicos vocais e treinadores, bem como um conselheiro para trabalhar o componente emocional da sua limitação vocal. Ela também se vai reunir com pessoas e famílias que tiveram dificuldades semelhantes à dela nas suas vidas - incluindo uma mulher que teve um caso com o marido da sua melhor amiga - e irá ter conversas íntimas com especialistas na indústria da música como Gladys Knight, Lionel Richie e David Foster, que fornecerão orientação e inspiração, enquanto ela tenta recuperar a sua voz e ser capaz de subir ao palco novamente.
No dia 1º de dezembro de 2012, a cantora iniciou uma agenda de shows (Shania, Still the One), que durará dois anos, em Las Vegas, no Colosseum do Ceasars Palace. O anúncio foi feito no dia 8 de junho de 2011, e foi transmitido ao vivo pelo site oficial. Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.shaniainvegas.com. Os ingressos variam de valor, sendo que os mais caros dão direito a conhecer Shania Twain pessoalmente, além dos melhores lugares no evento.
A discografia e traduções de algumas músicas de Shania Twain são materiais para um novo post, ouçam suas músicas, eu me apaixonei e vocês também irão se apaixonar por essa Diva do mundo musical! Beijossss! Juliana Mattos"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário