sábado, 25 de maio de 2013

Redação: O TERROR DO ENEM



       Sinceramente, EU não creio que a redação seja esse "bicho de sete cabeças" que todos afirmam que ela é. O problema é realmente a falta de leitura, escrita e prática da parte dos estudantes. A receita é simples, e principalmente a proposta de uma dissertação argumentativa, torna esse caminho um dos mais simples. 
  
O que você deve fazer pra ter uma boa nota é pensar! O ENEM quer que você intervenha de forma positiva sobre o tema proposto. Vou fazer um esquema aqui, e você segue e pratica em casa. Lembre-se, você não ira poder usar lápis no dia da prova, portanto você deveria começar a praticar na caneta. Direto e sem rascunhos pra ver em qual nível você esta. Preparados? Vamos la...

1º  O título não é obrigatório, mas nada contra ele.
2º  A redação passa a contar da primeira linha escrita, e se por acaso você colocar o título, não salte linha para começar o parágrafo, comece logo na linha seguinte. Lembre-se: Linhas em branco não irão contar.
3º  Organize suas idéias. E de preferência organize a estrutura do seu texto antes de começá-lo.
Linha 01: Título (Linha 01) 1
Parágrafo 01: Introdução (Linha 02 à 06) 5
Parágrafo 02: Desenvolvimento 01 (Linha 07 à 12) 6
Parágrafo 03: Desenvolvimento 02 (Linha 13 à 20) 7
Parágrafo 04: Desenvolvimento 03 (Linha 21 à 25) 6
Parágrafo 05: Conclusão (Linha 26 à 30) 5
4º  Após fazer o planejamento da imagem ao lado (obs. não risque assim na sua folha de redação, nem na do rascunho, você irá precisar de ambas. Faça-o mentalmente.) Faça agora a organização de suas ideias. Por exemplo, o tema seria "Violência", você deve perguntar:
" O que esse tema vem causando na sociedade atualmente? "
" Quais as vantagens que esse tema mostra ter? "
" Quais as possíveis 'soluções' para o tema? "
E então você obterá em suas próprias conclusões, material para utilizar em sua redação. No caso colocaremos os pontos:

  • Violência Sexual
  • Violência Verbal
  • Violência Física
' Nesses três pontos, vemos três tipos de violência. Eles podem ser abordados como demonstração da insegurança que se tem no país ou no mundo. Você poderia se colocar na introdução da seguinte forma:
" Define-se violência como o ato de agredir ou violentar seres vivos, o que causa trauma e medo na maioria das vítimas. Dentre elas, vê-se frequentemente as violências verbais, físicas e sexuais. Pessoas são agredidas todos os dias no Brasil, e os agressores na maioria das vezes ficam impunes. "
Coloque-os nos desenvolvimentos de forma organizada.

5º Tenha cuidado para não fazer o famoso "caminho de rato" na margem direita da folha. Se ver que não cabe tal palavra, procure um sinônimo, jamais diminua a letra bruscamente, pois isso prejudica a estética do texto, e nem separe as palavras incorretamente: Ban-  -ana / Ma-  -rtelo / Cachoeir-  -a  /  Progre- -sso.

6º Muito cuidado com o gerúndio, e os "mentes" da vida. : Comumente / Geralmente / Ultimamente.

7º Una seus parágrafos, sempre os interligue, não os deixe soltos sem um gancho para o próximo.

8º Cuidado com os clichês. Inove em suas expressões, pois a expressão que você pode ter garantida de que não é um clichê pode ser a mesma de outro aluno, aí meu bem se era não era ela vira um clichê sem dúvidas.

9º Cuidado com a ortografia e acentuações.

10º Na Conclusão você vai retomar todos os pontos abordados, e apresentar uma conclusão concreta. Não pode ficar em cima do muro, você deve adotar um lado.

11º Pelo amor de Deus, não ponha: FIM na sua redação. 

Tenha bastante calma, pense, pense e pense antes de escrever. Nada pode atrapalhar você, nem o nervosismo, nem o medo, nem a falta de informações. Treine e leia muito e sua redação ficará nos padrões, agora o nível dela quem faz é você. Tem tanto detalhe que eu estou sentindo que não coloquei nem metade., mas tudo bem.... ...... ..... ......  Bjs Juliana Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário